Bebida de côco

Olá!
Para quem gosta de bebidas vegetais esta é super fácil de fazer (e as outras também!) e fica muito boa.
Podemos beber simples, com café ou cacau ou chá preto, colocar nos cereais e utilizar em receitas, é só dar asas à imaginação :)

Tirei a receita do livro Cozinha Vegetariana para bebés e crianças da Gabriela Oliveira, este livro tem receitas muito boas e fáceis de fazer e ainda dá uma ajuda com tabelas nutricionais, gostei muito.




Aqui fica a receita:

1 côco seco
3 a 4 chávenas de água mineral

Furam-se com a ajuda de um saca-rolhas ou prego e martelo, os 2 pontos mais escuros que ficam na extremidade do côco. Retira-se a água e reserva-se.

Coloca-se o côco num recipiente com água a ferver e deixa-se ficar +/- 15 minutos. Depois é só dar umas boas pancadas no côco e a casca parte-se com facilidade :)
Retira-se o côco propriamente dito e descasca-se (a pele castanha é bastante fininha).

Coloca-se a polpa na Bimby ou (outro processador) e tritura-se para fazer côco ralado, juntam-se 2 chávenas de água quente e deixa-se repousar 20 minutos. Caso usem outro processador será melhor fazer a mistura da água num recipiente à parte.

Bate-se esta mistura durante 2 minutos (se usaram outro tipo de processador devem usar agora o liquidificador). Junta-se a restante água e a água do côco reservada já coada e volta-se a bater.

Coa-se o resultado final com um coador muito fininho ou de pano para um recipiente de vidro.

Atenção: esta bebida deve ser conservada no frigorífico e tem a durabilidade de cerca de 3 dias.

Com o côco que sobra pode-se fazer uma série de guloseimas ;)
Se quiserem podem adicionar ao côco 2 ou 3 tâmaras descaroçadas, claro, ou uma colher de geleia ou mel para adoçar, mas simples fica igualmente boa.

Bons cozinhados, até breve,
Vera