Beijinhos de cenoura

Olá!
Como estamos a chegar ao fim-de-semana, deixo-vos esta receita bem docinha para experimentarem :)

Reza a história que a cenoura foi originalmente cultivada na Ásia central e nos países do Médio Oriente, hoje em dia é cultivada e consumida em quase todo o mundo e ainda bem!
Encontramos com mais facilidade a variante laranja, mas existem cenouras de outras cores, desde amarelo a roxo. Este fantástico vegetal foi o primeiro a ser enlatado no início de 1800.

As cenouras podem ser consumidas cruas ou cozinhadas, em pratos doces, salgados ou saladas e os seus benefícios para a saúde são inúmeros, vejam só: 
As cenouras fazem os olhos bonitos: são ricas em beta-caroteno que o nosso fígado consegue transformar em vitamina A, necessário para uma boa visão. O beta-caroteno é também um fantástico anti-aging pois actua como antioxidante e retarda o envelhecimento celular.
As cenouras têm super poderes: contém falcarinol e falcarindiol com propriedades anti-cancro (estudos demonstraram que o consumo de cenoura reduz o risco de cancro do pulmão, mama e cólon). Para além disso os caratenóides (betacaroteno, alfa-caroteno e luteína) presentes nas cenouras estão associados à diminuição do risco de doenças cardíacas e ao aumento da esperança de vida.
As cenouras mantém o nosso corpo limpinho: o consumo regular de cenouras reduz os níveis de colesterol pois as suas fibras solúveis ligam-se aos ácidos biliares. Estas fibras também ajudam a limpar o cólon e a vitamina A ajuda o fígado a libertar as toxinas do nosso corpo. 
Encontrei esta informação toda na net, claro está, se pesquisarem vão encontrar ainda mais! 
Agora vamos à receita! A receita dos Beijinhos de cenoura é da Gabriela Oliveira, do seu livro Cozinha Vegetariana para bebés e crianças Cozinha Vegetariana Gabriela Oliveira

Beijinhos de cenoura
4 cenouras médias
1 chávena de tâmaras sem caroço
2 chávenas de côco ralado
Raspa de 1 limão
côco ralado extra para polvilhar

Cozem-se as cenouras, escorrem-se e trituram-se com as tâmaras (aconselho que usem a Bimby ou outro processador com lâmina forte).
Retiram do processador e juntam o côco ralado e a raspa de limão, mexem muito bem para formar uma papa, podem ter de rectificar a quantidade de côco. 
Depois é só fazer bolinhas e passar pelo côco. Leva-se ao frigorífico para solidificar mais, cerca de 4 horas. 
Cá em casa comemos assim que acabei de os fazer e os Beijinhos são bons de qualquer maneira :)

Bons cozinhados, até breve,
Vera