Canjinha de millet

Olá!
Hoje trago-vos uma das comidas favoritas do meu filho: canjinha de millet :)



O que é millet?
Para quem ainda desconhece este maravilhoso cereal dourado, o millet é da família do milho, os seus grãos são contudo, muito mais pequenos do que os grãos de milho, assemelham-se aos da quinoa branca.
Este lindo cereal já é cultivado na Ásia Ocidental há mais de 10 mil anos, descobriram os arqueólogos, mas em Portugal pouco se fala nele.

O millet é mais um super alimento de que gostamos muito, não tem glúten e é cheio de fitoquimicos (são químicos vegetais bioactivos muito importantes para o crescimento e sobrevivência da planta e, muito importantes para o sistema imunitário humano). O millet tem proteínas, fibras, aminoácidos, antioxidantes, carboidratos, magnésio, ferro, fósforo, manganês e também é rico em vitaminas B3, C e E.
Por tudo isto dá para entender que é um ótimo cereal e como é alcalino, é óptimo para quem tem problemas de estômago ou digestão :)
Se pesquisarem na net vão encontrar inúmera informação e até receitas :)

Como já sabem, cá em casa a carne entra pouco e a que entra é "especial de corrida", quero dizer, é carne de origem biológica, de familiares que têm produção para consumo próprio. Ora, como chegaram cá a casa uns frangos, resolvi fazer a tão desejada canjinha de millet, aqui fica a receita:




Canjinha de millet

1/4 de frango (era mesmo muito grande)
1 cebola
2 cenouras
1 chávena de millet
2 lt de água
sal q.b.

Coloca-se o millet de molho.
Coze-se a carne com a cebola e as cenouras. Quando estiver cozinho, desfia-se a carne e corta-se em pedaços muito pequenos a cebola e a cenoura aos quadradinhos.
Coloca-se de novo na panela a carne, cebola e cenoura e junta-se o millet lavado e o sal. Coze em 10 minutos.
Está pronta a servir :)

*Podem ter de rectificar a quantidade de água.


Muito obrigada aos primos C, Z e T pelo franguinho, o rapaz adorou!!

Bons cozinhados, até breve,
Vera