Quinoa, o super cereal

Olá!

Hoje quero falar-vos da quinoa Chenopodium quinoa!




A quinoa é uma planta nativa da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, começou a ser consumida e cultivada para humanos há pelo menos 4 mil anos.Com a chegada dos europeus às Américas, a quinoa, o amaranto e a maca foram sendo substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.

A quinoa é um alimento completo pois é o único ingrediente de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano. É uma excelente fonte de proteína vegetal e também contém magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco e vitaminas B1, B2, B3 e antixoxidantes, tudo isto sem glúten!
Há muitas variedades de quinoa, mas até agora só encontrei branca ou real e vermelha.
Para acompanhamentos gosto de misturar mas para fazer farinha prefiro a branca.
Como é que cozinho a quinoa? Muito simples, a quinoa cozinha-se de forma semelhante ao arroz, para cada medida de quinoa usam-se duas de água. 
Deixo-vos a receita mais simples que faço.
Ingredientes:
1 medida de quinoa
2 medidas de água
1 dente de alho
Sal q.b.
Azeite q.b.


Habitualmente coloco a quinoa num recipiente com água e deixo-a ficar um bocadinho (5 minutos bastam) e depois lavo-a muito bem com a ajuda de um passador fino.
Coloco o alho picado com o azeite e a quinoa a saltear 2 ou 3 minutos, em seguida adiciono a água e o sal e deixo a cozer em lume médio aproximadamente 18 minutos.
A quinoa acompanha bem pratos vegetarianos, de peixe ou carne e até pode ser usada em simples saladas.

Bons cozinhados, até breve,
Vera